"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TRAJES TÍPICOS INDIANOS...


TRAJE DE CASAMENTO





Trajes da Índia

A Índia possui uma vasta diversidade cultural devido a sua extensão territorial ampla e as influencias que recebe de outros países.
Os trajes tradicionais indianos são comuns no dia-a-dia até hoje, porém nas cidades mais populares e comerciais já podemos ver indianos usando calça jeans e camiseta.


Femininos

Saree: o saree é um dos mais populares trajes da índia, além de identificar mundialmente a mulher indiana ele é uma veste inicialmente devocional, a mulher só é permitido entrar em templos usando saree, as cores também são um detalhe para ocasiões, em algumas regiões zul e vermelho são cores que não se pode usar nos templos pois são as cores das deidades Radha e Krishna, vermelho em festa de casamento é preferência da noiva e sarees totalmente brancos são usados por viúvas.
Existem muitas formas de amarrar o saree, entre as mais usadas estão o estilo bengali, Kappulu, Tamil, Nivi, gujarati entre outros.
As peças que compõem o traje do saree são o choli (pequena blusinha em formato de top que vai até abaixo dos seios com ganchos na frente ou atrás), a saia anágua de algodão no mesmo tom do saree e o próprio saree ( variando de 5 a 6.20 mt).
Para quem prefere não mostrar a barriguinha, existem cholis mais compridos na frente e com as costas abertas. 




Lehnga: É um dos traje mais usados pelas mulheres, pois é pratico e mais fácil de usar do que o saree.
O lehnga é composto por uma saia e um choli do mesmo tecido (geralmente um saree) e uma echarpe longa que se usa entre os cotovelos ou no pescoço.
Para o lehnga também tem a opção de fazer o choli mais longo e cobrir a barriga.



Salware kamez: É um conjunto feito de uma calça muito larga no estilo saruel, e uma kurta ou um panjabi (bata ou camisa longa até o joelho com abertura lateral), este traje é feito em tecidos finos pois a calça deve ter um efeito drapeado mas com caimento.
É possível fazer uma variação deste traje fazendo ao invés da calça saruel uma calça justa nas pernas tipo skiny do mesmo tecido porém o tornozelo deve ter mais tecido do que o comprimento da perna para fazer o drapeado como na foto.





Churidar: É uma espécie de vestido onde utiliza-se os detalhes bordados de um saree para fazer os recortes. O churidar geralmente tem recorte estilo império, com cintura abaixo dos seios, mangas curtas e justas e decotes mais trabalhados, a saia do vestido é em evasê e possui muitos detalhes do saree. Por baixo do vestido usa-se a mesma calça justa nos tornozelos feita com um detalhe do mesmo tecido. Nunca se usa um churidar sem calça, pois isto descaracteriza totalmente o traje.





Pashmina: Lenços utilizados para cobrir os ombros em dias mais amenos. As pashminas podem ser de lã, de seda ou de tecidos finos.


Masculinos
Dhoti

O dhoti é uma peça devocional, no ocidente ela é usada mais para a vida no templo e para cerimônias especiais. Assim como o saree o dhoti é um tecido com mais ou menos 4.5mt de comprimento com bordas nos dois lados e é amarrado no corpo diretamente sobre uma bermuda leve de algodão da cor do próprio dhoti. A amarração varia de lugar para lugar na índia.




Junto com o dhoti pode ser usado uma kurta (bata longa ou curta) e um lenço no pescoço que vai até a altura dos joelhos.

Kurta: Bata ou camisa feita de tacido leve e nobre, podendo conter bordados em torno da abertura frontal, manga longa ou ¾ . a kurta é a camisa indiana.





Jibão: Casaco ou colete que vai até a altura do joelho ou não, com gola padre geralmente adornado na gola preso por ganchos na frente. Este é uma das peças mais adornadas para o noivo no casamento.

Saruel: Calça de tecidos leves, presa na cintura por botões ou por amarração, possui um gavião que vai até a altura da panturrilha, muito fresca no verão e fica bonita nos homens.
Salware: Calça com recortes afunilando bem até os tornozelos, onde geralmente são presos botões, possui um fundo recortado e mais alto do que a saruel.
Extraído:http://madhava-keli.blogspot.com/












2 comentários:

  1. Me diga se há alguem que não se encanta com isso.

    5 bjs - maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Gostei do que li obre os trajes indianos, porém muitas imagens não abriram. Eu e meus alunos estamos fazendo uma pesquisa sobre Shantala e gostaríamos de nos apresentar com trajes que lembrassem a cultura indiana.

    ResponderExcluir