"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


domingo, 27 de novembro de 2011

SOBRE CIGANOS BANJARA...






Tribos De Banjara Em India


Missão na Ásia: Índia

    A Igreja no Brasil aberta ao mundo

    N° 250 - Maio 1997 - pág. 33





(Fragmentos do artigo do Padre Renato Rosso).




"Estou a cerca de oitenta quilômetros de Jaipur, no norte do Rajastão, Índia, no meio da mata. Os arbustos maiores não passam de dois metros de altura, e tudo aqui é seco. As árvores foram derrubadas, e a vinte quilômetros já começa o deserto, que entra pelo Paquistão adentro.
Os Banjara fizeram dessas colinas um ponto de referência para o grupo. Mulheres, crianças e alguns homens se fixam por aqui, enquanto outros, jovens e adultos, procuram trabalho nas cidades e aldeias vizinhas. Depois de um tempo retornam. É hora de revezamento. Outros assumem a tarefa.
Dizem que tigres e serpentes são comuns nessa região, mas os ciganos sabem como se defender. Cães amestrados prestam uma boa ajuda.
 No passado, esses grupos de ciganos eram conhecidos como os "senhores da estrada". Andavam de um lugar para outro, atravessando rios e florestas. Como? Só Deus sabe.
Percorriam a Índia inteira, chegando até o Oriente Médio, para depois retornar. Atravessavam reinos inimigos entre si. Para se ter uma idéia, só o Rajastão era dividido em pelo menos cem pequenos reinos.
Os ciganos dispunham de um salvo-conduto especial para atravessar uma determinada região. É que todo mundo precisava do trabalho deles.
De fato, eles transportavam mercadorias, serviam de "correio" para as longas distâncias e eram também os banqueiros dos grandes senhores - podiam comprar ouro e trocá-lo por bens de consumo ou dinheiro.
Muitas vezes, o ouro e os objetos preciosos não eram carregados por eles em suas longas viagens. Preferiam enterrar tudo em lugares secretos. No momento certo, sabiam qual caixa-forte abrir para fazer os seus negócios.
Engana-se quem pensa que os Banjara se deslocassem em grupos de apenas algumas dezenas de famílias. Grupos de até 3 mil homens (sem contar as mulheres e as crianças) eram uma coisa normal.





Os Banjara nunca faziam guerra. Como outros grupos ciganos semelhantes, durante uma guerra, podiam ser recrutados para ajudar um determinado exército, mas nunca para o combate. Ficavam na retaguarda, prestando às tropas todo tipo de serviço necessário. Em caso de derrota, nada sofriam, porque todos reconheciam o seu valor social.
Outras atividades importantes eram a música, a dança, a acrobacia e o teatro nas cortes dos reis ou para os soldados.
Hoje, podemos encontrá-los aos milhões em periferias anônimas, pobres, às vezes miseráveis. Dignidade suficiente, porém, não lhes falta, numa sociedade que mudou muito desde os tempos em que eles eram reis das estradas, rios e florestas.
Gostaria ainda de lembrar os Hakkipikki, um povo de caçadores do centro-sul do país. Ou também os Gadha Lohar, que trabalham com metais. Ou os Rabari, pastores de ovelhas, cabras, gado e camelos. Ou, ainda, os Korwas...
Alguns Korwas deixaram de ser pastores para fabricar pulseiras, colares e especialmente coroas. Em seus acampamentos, todos fazem coroas: mulheres e homens, jovens e crianças. Coroas para hinduístas, muçulmanos e cristãos, vendidas nas portas dos templos, mesquitas e igrejas. É difícil falar de escola com eles, já que as crianças trabalham na produção de coroas.
Gostaria também de falar sobre os Kalibilias, os Nat e os Bopas, que são dançarinos, músicos, acrobatas, de circos."


EXTRAÍDO DA Revista :Sem Fronteiras

 AUTORIA DO ARTIGO:Padre Renato Rosso, 52 anos, missionário italiano, trabalha há mais de três décadas com o povo cigano. Viveu no Brasil, de 1984 a 1992, e atualmente acompanha os ciganos no Bangladesh e na Índia.(Esta pequena biografia do padre não foi atualizada).


Endereço da REVISTA:Cx. P. 55 - CEP 06751-970 Taboão da Serra, SP (Brasil) Fone: (011) 843.1221 e Fax (011) 842.1093 E-mail: camsp@mandic.com.br


Tribos De Banjara Em India
BANJARAS:
Os Banjaras são tribos nômades encontrados em Andhra Pradesh, em Bihar, em Madhya Pradesh, em Himachal Pradesh, em Gujarat, em Tamil Nadu, Maharashtra, em Karnataka, em Orissa e em Bengala ocidental. Os banjaras são considerados descendentes dos ciganos ( Rons) de Europa que migraram através das montanhas ásperas do Afeganistão, e estabeleceram-se ao sul, no deserto do Rajasthan.na India a 2300 anos. Estas tribos estão relacionadas aos ciganos europeus, que migraram provavelmente da India.


Imagens do Google.



Um comentário:

  1. mARAVILHOSO CEZARINA, QUE BOM, ESSA MATERÉRIA E O TRABALHO DO PADRE SÃO DE MUITAS IMPORTANCIA. ADORAMOS AS BANJARAS.

    BJS GRANDES

    ResponderExcluir