"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SHIVA:O SENHOR DA DANÇA...



A palavra Sânscrita "Nataraja"significa "o Rei da Dança", e nesta forma diz respeito à dança da transformação ou da destruição, no fim de um ciclo, protagonizada pelo Sr Shiva, fazendo assim, o movimento eterno do universo.(...) Siva dança sobre um anão que representa a ignorância. As chamas que o rodeiam, também, dizem respeito à energia pura, e o sagrado mantra OM (aum).





Shiva possui vários nomes, os principais são: Pashupati, Nataraja, Shambo, Shankara, Ardharísshvara, Mahadeva, Bhikshatana, Veenadhara, Yogeshvara, entre outros. Na forma de Shiva Nataraja, ele aparece como o Rei (raja) dos Dançarinos (nata).


Na Índia a dança está associada a vida; a criação e a destruição são uma dinâmica universal, simbolizada por Shiva Nataraja, dentro de um círculo de fogo; nele o universo se interage e se cria, dando vida e movimento a tudo que existe, atingindo a verdade através de sua dança, que segundo Saraswati (2006) somam-se 108. “O significado mais profundo da dança de Shiva é sentido quando se compreende que ela acontece dentro de nós” 


As cinco atividades de Shiva (que são as atividades divinas): a criação (srishti), a manutenção/preservação (sthiti), a destruição (laya ou samhara), a reencarnação (tirobhava) e a salvação (anugraha) são chamadas de panchakria (penta-atividade de Shiva).



Kathak

Uma das sete danças clássicas da Índia, a palavra "Katha" quer dizer história e esta dança está diretamente ligada com os contadores de histórias que iam de vilarejos em vilarejos contando as histórias dos Deuses e Deusas. Tem movimentos de giros intensos, elevações de braços e muita expressividade. É uma dança do norte da Índia. É muito sensivel tem detalhes em cada coreografia e nas formações dos bailarinos que podem ser apreciados como únicos. Uma das maiores características desta dança é o diálogo entre os dançarinos e os músicos através da percussão dos ghungros(guizos)

No ocidente a dança indiana é apreciada com mistério e admiração pelo público. Esta dança está ligada com as mais profundas raízes culturais da Índia, ela esteve por muitotempo associada somente aos templos e era uma oferenda aos Deuses. Incrivelmente, manteve-se intacta graças ao sistema Devadasi, que era um sistema de sacerdotisas e dançarinas preparadas para a vida no templo, utilizando a dança e as artes como fonte de inspiração e autoconhecimento.
Profª e bailarina Krishna Sharana

Bharata Natyam é considerado um dos estilos mais antigos da Índia, sua origem se deu na região de Tamil Nadu e suas posições reconstituem as antigas esculturas dos templos. É uma dança devocional, ou seja, está ligada com a parte espiritual da tradição hindu, através desta dança são contadas histórias dos deuses, e também representados estados emocionais pelo qual o ser busca a iluminação.


BHA - BHAVA ou emoção, expressividade
RA- RAGA ou melodia
THA - TALA ou rítmo

BHARATA também era o nome de um rei que reinava na região onde atualmente  a Índia era chamada de Bharata.
Com as invasões àrabes e depois a colonização inglesa, esta arte perdeu muito, a sua categoria caiu para um patamar quase marginalizado, devido à falta de conhecimento dos invasores com relação à filosofia (védica) e também a não compreensão da arte.

O resgate desta dança surgiu a partir da década de 30 com Krishna Iyer e depois com Rukmini Devi* que aos 30 anos iniciou seus estudos na dança contribuindo futuramente com a consolidação e o retorno do Bharata Natyam.


*Rukmini Devi Arundale numa foto da época:

Esta é uma dança que trabalha especialmente a linha do corpo.Exige da dançarina concentração mas, também a técnica para unir leveza e exatidão em representações graciosas. As danças são apresentadas em níveis de repertório que variam de complexidade entre danças abstratas(Nritta) ou danças expressivas(Nrtya).

Extraído:Madhava Keli

Nenhum comentário:

Postar um comentário