"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

POPULAÇÃO DA ÍNDIA...








              
                                                                                                             ÍNDIA: UM FORMIGUEIRO HUMANO

Com uma população de 1 bilhão de habitantes, a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. Em termos estatísticos, seu território pode ser considerado bem povoado, pois conhece uma população relativa de 335,7 hab/km2. Na realidade, a distribuição de seus habitantes é muito irregular, fenômeno agravado pelo seu desordenado crescimento demográfico. Além disso, a Índia é palco de uma grande diversidade étnica, gerada pelas diferentes origens raciais e também pelos inúmeros contatos com culturas heterogêneas, além de um complexo processo de miscigenação. Um complicado mosaico de línguas, dialetos, religiões e costumes caracteriza o país.

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DA ÍNDIA

HINDUS - 72%
DRÁVIDAS - 25%
MONGÓIS E OUTROS - 3%

Esse caleidoscópio étnico causa outro grave problema: o lingüístico. Dezoito são as línguas oficialmente reconhecidas, das quais o hindi é a mais extensiva, embora falada somente por 37% da população. O inglês é uma língua associada, praticada amplamente pela burocracia para os documentos oficiais. As outras dezesseis são regionais, além da existência de 1650 dialetos.

AS PRINCIPAIS LÍNGUAS DA ÍNDIA

HINDI - língua oficial
TELUGU
BENGALI
MARATI
TÂMIL
URDU
GUJARATI

Em todo o país, apesar da política de modernização levada a efeito pelos sucessivos governos indianos, permanecem fortes traços culturais tradicionais, impermeáveis às influências internacionais e ao impacto da crescente sofisticação tecnológica. O melhor exemplo do arcaísmo que ainda assola a nação indiana é a sobrevivência do sistema de castas.
O crescimento vegetativo do país, apesar das campanhas de controle de natalidade, ainda é muito elevado, agravando a pobreza que ainda assola boa parte da população. Peritos em demografia acreditam que a população indiana, em poucos anos, ultrapassará a da República Popular da China. Ainda mais grave é o fato de que ocorre uma excessiva concentração populacional em certas regiões, verdadeiros "quistos" demográficos.

A POPULAÇÃO INDIANA EM NÚMEROS

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO - 1,6% ao ano
FECUNDIDADE - 3,13 por mulher
EXPECTATIVA DE VIDA - 62 anos para os homens e 63 para as mulheres
MORTALIDADE INFANTIL - 72 em mil
ANALFABETISMO - 44,2%
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - 132º no "ranking" mundial
A população indiana ainda é majoritariamente rural: somente 30% do total moram em áreas urbanas. Contudo, em função do gigantismo de sua demografia, a Índia conta com 20 cidades com mais de 1 milhão de habitantes:

AS MAIORES CIDADES INDIANAS

BOMBAIM (ATUALMENTE, MUMBAI) - 15.700 milhões de habitantes
CALCUTÁ - 12.118 milhões de habitantes
NOVA DELHI - 10.298 milhões de habitantes
MADRAS - 5.900 milhões de habitantes
BANGALORE - 4.7250 milhões de habitantes
AHMADABAD - 4.500 milhões de habitantes
HYDERABAD - 4.200 milhões de habitantes
KANPUR - 2 milhões de habitantes
Em resumo, a Índia conhece, hoje em dia, três gravíssimos problemas: analfabetismo, baixa expectativa de vida e baixa renda per capita (440 dólares).

http://regioesdomundo.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário