"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


domingo, 16 de outubro de 2011

A ORIGEM INDIANA DOS RHONS OU "CIGANOS"



MULHERES INDIANAS

CIGANOS-PINTURA DE NICOLAJ BESSONOV"

CRIANÇAS CIGANAS DA ÍNDIA


“Tenho minha casa no vento e, como o mar tenho no vento a minha glória”(PROVÉRBIO CIGANO)



PINTURA DE N.BESSONOV

Em razão da ausência de uma história escrita, a origem e a história inicial dos povos rom foram um mistério por muito tempo. Até meados do século XVIII, teorias da origem dos roma se limitavam a especulações. No final do século, antropólogos culturaislevantaram a hipótese da origem indiana dos rom, baseada na evidêncialinguística - o que foi posteriormente confirmado pelos dados genéticos.
Em 1777Johann Christian Cristoph Rüdiger, professor da Universidade de Halle, na Alemanha, em carta ao linguista Hartwig Bacmeister, sugere uma possível ligação entre o romani e as línguas da Índia. Rüdiger baseava suas conjecturas em pistas fornecidas pelo próprio Bacmeister e por seu professor, Christian Büttner, mas também na sua própria pesquisa, realizada com a ajuda de uma falante de romani, Barbara Makelin, e apoiada em gramáticas hindustani. A hipótese teve ampla circulação entre seus colegas acadêmicos. Em 1782, Rüdiger publicou um artigo intitulado "Sobre o idioma indiano e a origem dos ciganos", no qual compara as estruturas gramaticais do romani com as do hindustani. Trabalhos seguintes deram apoio à hipótese de que a língua romani possuía a mesma origem daslínguas indo-arianas do norte da Índia. Baseado no dialeto sinti, este é o primeiro esboço gramatical acerca de uma variedade do romani, e é também a primeira comparação sistemática do romani com outra língua indo-ariana.[

ORIGENS E MIGRAÇÕES

Os roma originaram-se de populações do noroeste do subcontinente indiano, das regiões do Punjab e do Rajastão, obrigadas a emigrar em direção ao ocidente, possivelmente em ondas, entre c. 500 e c. 1000 d.C.. Iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte, pelo planalto iraniano, no século XI, por volta de 1050. A saída da Índia provavelmente ocorreu no contexto das invasões do sultão Mahmud de Ghazni (região do atual Afeganistão). Mahmud fez várias incursões no norte da Índia, capturando os povos que ali viviam. Segundo o antropólogo José Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, no inverno de 1019 -1020, o sultão saqueou a cidade sagrada de Kannauj, que era então "uma das mais antigas e letradas da Índia, capturando milhares de pessoas, e vendendo-as em seguida aos persas". Estes, por sua vez, venderam os prisioneiros como escravos na Europa. No Leste Europeu, cerca de 2.300 deles foram para a zona dos principados cristãos ortodoxos da Transilvânia e da Moldávia, onde foram convertidos em escravos do príncipe, dos conventos e dos latifundiários.
Por volta do século XI a língua romani apresenta claros traços de línguas indo-arianas modernas.
Já no século XIV, devido à conquista territorial e política de estados indianos, muitas caravanas Rom partiram para a EuropaOriente Médio e Norte da África. É segunda onda migratória, que os Rom denominam Aresajipe. Um primeiro grupo tomou rumo oeste e atingiu a Europa através da Grécia; o segundo partiu para o sul, adentrando o Império Bizantino e chegando à SíriaEgito e Palestina.
(EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA)
"O historiador Hamza ibn Hasan em Isfalini de Ispaham menciona a chegada de 12.000 músicos a Pérsia em 550, nos séculos X e XI esse mesmo fato e mencionado por Firdusi cronista e poeta no Livro dos Reis, o rei Sassânida Bahrãm Gor teria requisitado 12.000 músicos da Índia para a Pérsia seus descendentes seriam os que conhecemos como ciganos, Conglomerados dispersos, de tribos nômades no norte da Índia antes de 1500 ªc. com inúmeras invasões, no século X, atravessaram a Armênia (palavras Armênias também fazem parte da língua cigana), pois houve uma integração aos comerciantes da região.A língua armênia impregnou bastante o Romaní.Essas tribos fazem a sua diáspora cigana, comparada a dos Judeus.
Atravessam o Bósforo e adentram a Europa, estende -se sua caminhada da Ásia para a Europa, relata o pesquisador Donald Kenrick, que esta trajetória se deu quando a Peste Negra chega a Constantinopla em 1347, em 1390 os gregos são derrotados pelos Turcos, 10 anos após a batalha de Alepso, com isso são forçados, levados a emigrar pela Europa."



EXTRAIDO DO BLOG :CIGANOS OMISSOS E OMITIDOS NA HISTORIOGRAFIA(DE RODRIGO GEVEGIR,CIGANO KALON;PROFESSOR UNIVERSITÁRIO,PESQUISADOR  E HISTORIADOR. 


Um comentário:

  1. A cozinha copiou vc e aconselhou esse blog maravilhoso a todos. Cezarina, que sara a abençoe, tudo é muito lindo.

    5 bjs grandes

    ResponderExcluir