"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OUTRO ANIMAL SÍMBOLO DA ÍNDIA...O TIGRE



Na cultura hindu, a pele do tigre é um troféu de Shiva e o tigre é a montaria da deusa Shakti ou Kali. Animal caçador, é símbolo da casta guerreira na Índia.


Está em perigo de extinção.No século XIX haviam 100.000.
Hoje, apenas,existem  2500 vivendo na India.









O tigre-de-bengala, até ao começo do século XX, habitava quase toda aÍndia (com excepção do extremo norte e da Península de Kathiawar),Bangladesh, leste do Paquistão, sudoeste da China, oeste de Mianmar,Nepal e Butão. Atualmente ainda restam populações espalhadas em vários pontos da Índia e países vizinhos. Encontra-se extinto no Paquistão.
É o mais famoso dos tigres. Com pêlos curtos alaranjados e listras pretas, é o que mais aparece em livros e filmes e o mais comum em zoológicos. Ele atinge até 260kg, mas, pode ultrapassar os 300, salta longas distâncias, é ágil e bem veloz.
Seu corpo, que pode chegar a 3 metros, tem cerca de 20 listras transversais. As patas e a parte de baixo das pernas são brancas. O tigre-de-bengala vive principalmente em florestas da Índia, mas também em algumas regiões doNepal e do Butão.
Essa subespécie tem uma característica bastante curiosa e exclusiva: existe um tipo mutante do tigre-de-bengala muito raro, que nasce branco, com listras marrons e olhos azul-claros.
Com tanto pêlo, ele não gosta muito de calor e no verão fica sempre perto da água. Por isso, é um nadador de primeira. É também um excelente caçador e alimenta-se de bichos pequenos, como veadosmacacos eaves e ataca outros maiores como gauro(subespécie de búfalo asiático maior que o africano), filhotes de elefantes e de rinocerontes. Mas já houve casos registrados dos felinos caçarem elefantes e rinocerontes adultos. Tambem atacam crocodilos na água ou na terra. Pítons tambem fazem parte do cardápio deste felino.

(WIKIPÉDIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário