"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O LÓTUS,PLANTA SÍMBOLO DA NAÇÃO INDIANA...






planta, que também é conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia), nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).
A Flor de Lótus é um dos símbolos mais antigos do nosso planeta, mundialmente conhecida e utilizada em várias tradições, mitologias e religiões principalmente a Hindu e a Budista. De acordo com historiadores, foram encontradas flores de Lótus junto à tumba de Ramsés II no Egito. 

A pureza representada pela flor e até mesmo a associação à Buda, ocorre em alusão ao processo de germinação da flor que emerge de águas lodosas para a superfície e quando desabrocha mostra toda a sua beleza e força, abrindo as flores brancas imaculadas.



Por crescer em solo lamacento e emergir à superfície com notável beleza, esta charmosa flor é o símbolo da pureza e nos inspira a subir à luz com os pés no chão.
Segundo a mitologia hindu, o Lótus está associado à Lakshmi, deusa da sabedoria e generosidade. Para os orientais budistas também representa longa vida, saúde, conhecimento e boa sorte. Os primeiros passos do Buda Gautama, ao nascer, fizeram crescer flores de Lótus sob seus pés. Ou seja, o significado e simbologia desta flor sofreram uma migração por todo o sudeste asiático se misturando e se moldando às tradições locais e religiões de seu povo.




imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário