"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


sexta-feira, 9 de março de 2012

PÉRSIA ANTIGA ...



 " Eles se movem como o sol e a lua. São nômades. Ou, antes, são como as ondas. Estão em toda parte. Chegam e partem rápido. Parecem o vento. Num momento estão aqui. No outro, sumiram. Numa lufada, deixam traços indeléveis de sua passagem no eco de sua música, no relinchar de seus cavalos, no sorriso alegre de suas mulheres. Não, não são vento. São os filhos-do-vento!"

(Trecho de um poema persa de 200 a 400 A.C. descrevendo o povo nômade que viera da região de Gujarat,India.)


 Os Rons (ciganos) em sua diáspora,entraram na Pérsia e por 
lá ficaram por muitos anos,talvez séculos...Foi nesta terra que 
absorveram alguns rituais da religião persa,o Zoroastrismo,
como o culto ao fogo.Falaremos disto mais adiante.


Introdução 

O termo Pérsia é originário de uma região do sul do Irã ,conhecida como Persis ou Parsa. Seu nome foi gradualmente utilizado pelos gregos clássicos e pelo mundo ocidental para ser aplicado a toda a planície iraniana. Entretanto, os próprios iranianos a denominaram durante muito tempo Irã, que significa, a ‘terra dos ários’. Em 1935, o governo solicitou a utilização do nome Irã em vez de Pérsia. 









Pérsia (do latim Persia, através do grego antigo Περσίς ou Persís  é oficialmente admitido como um sinônimo para Irã,  embora esta última tenha se tornado mais usual no Ocidente, depois de 1935.
O país sempre foi chamado "Irã" (Terra dos Arianos), pelo seu povo, embora durante séculos tenha sido referido pelos europeus como Pérsia (de Pars ou Fars, uma província no sul do Irã) principalmente devido aos escritos dos historiadores gregos. Em 1935 o governo especificou que o país deveria ser chamado Irã; entretanto, em 1959 ambos os nomes passaram a ser admitidos. No uso corrente, o termo Pérsia costuma ser reservado para referir-se ao Império Persa em uma ou mais de suas diversas fases históricas (século VII a.C.1935 d.C.), fundado originalmente por um grupo étnico (os persas) a partir da cidade de Anshan, no que é hoje a província iraniana de Fars, e governado por dinastias sucessivas (persas ou estrangeiras), que controlavam o Planalto Iraniano e os territórios adjacentes.



Os persas praticavam a agricultura, a pesca, o artesanato, a metalurgia e a mineração de metais e de pedras muito preciosas. Também eram muito bons no comércio, construíam estradas de pedras, para facilitar o transporte e trocas comerciais e, como correio usavam os carros ,que eram puxados por cavalos velozes. Eram bons também em economia monetária.Dário I criou o dário; a moeda que foi unificada no vasto Império Persa.
Os persas tinham um exército tão poderoso,que era conhecido pelos gregos como "O Exército Imortal", nomeado assim por conter 10.000 homens, e a cada um morto, outro ocupava seu lugar. Os persas eram conhecidos também por usarem elefantes em batalha e serem cruéis com seus inimigos.



IMAGENS DO GOOGLE


Um comentário:

  1. Fantástica essa postagem. E por aí vão se mostrando pegadas, poemas, desenhos e escrituras. Passagens de uma nação entre as nações.

    Sastipê qurida,

    bjs nossos

    ResponderExcluir