"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


quarta-feira, 14 de março de 2012

IRÃ...OU PÉRSIA ...



جمهوری اسلامی ایران
(Jomhuri-ye Eslami-ye Iran)
República Islâmica do Irão / Irã
Bandeira do Irão / Irã
Emblema
BandeiraBrasão de armas
LemaEsteqlāl, āzādī, jomhūrī-ye eslāmī
(Persa: "Independência, Liberdade, (a) República Islâmica")
Hino nacionalSoroud-e Melli-e Jomhouri-e Eslami-e Iran
Gentílico: Iraniano


Localização do Irão / Irã

CapitalTeerão (Teerã)
35°40′N 44°26′E
Cidade mais populosaTeerão (Teerã)
Língua oficialPersa (parse ou pársi)
- Fim da monarquia11 de Fevereiro de 1979 
Área
 - Total1 648 195 km² (18.º)
 - Água (%)0,7%


Mapa do Irão / Irã


Irã  (em persa: ايران), oficialmente República Islâmica do Irão (Irã), é um paísasiático do Médio Oriente que limita a norte com a Armênia, oAzerbaijão, o Turquemenistão e o Mar Cáspio, a leste com oAfeganistão e o Paquistão, a oeste com o Iraque e a Turquia, a sul com o Golfo de Omã e com o Golfo Pérsico. A sua capitalé Teerão, a sua língua oficial, o persa e a sua moeda é o rial.
Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Iran (transliterado em Portugalcomo Irão e no Brasil como Irã), palavra que significa literalmente "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no seu sentido religioso, ligado ao arianismo). Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irão. Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado.
Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente MédioCáucasoÁsia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade com o Leste Europeu e o Subcontinente Indiano.

O território atualmente ocupado pelo Irã é habitado desde os tempos pré-históricos. A história escrita da Pérsia começa em cerca de 3200 a.C. com a cultura proto-elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Impérios Medo e Aquemênida

(WIKIPÉDIA).


 




 




IMAGENS DO GOOGLE.

Um comentário:

  1. Desde a revolução para cá se amontoam denuncias de violação. Da grandiosidade de um país próspero a atual situação. As mulheres pederam muito no Irã. Enfim, toda a estrutura que aprisiona um povo um dia cai. Penso em tudo que foi destruido, a Cidade do Sol e assim por diante, o Império Persa, sua riqueza cultural e pessoal.
    Ainda um lindo país, mesmo que muito destruido pelas guerras e pelos homens.

    bjs nossos

    ResponderExcluir