"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


domingo, 8 de janeiro de 2012

ARMÊNIA -BERÇO DA CIVILIZAÇÃO...REINO DE MITANI...BERÇO DO SÂNSCRITO ...


Depois de falarmos da Índia durante quatro meses pelo seu  importante papel na história do Povo Rom,resolvi agora focar nossa atenção na Armênia,antigo Reino de Mitani e considerada o berço da civilização indo-européia. As novas pesquisas apontam para esta região como a origem das línguas indo-Arianas.  






Mosteiro de Khor Virap à sombra do Monte Ararat, onde aArca de Noé supostamente encalhou após o Dilúvio.




Mesopotâmia

História antiga da Armênia.



Pré História
Os arqueólogos estudaram a Cultura de Shulaveri-Shomu da região  central do Cáucaso incluindo a  Arménia moderna, como a cultura pré-histórica  mais antiga,  o método de datação pelo carbono situa esta região  em aproximadamente de 6000 - 4000 A.C. Entretanto, um túmulo recentemente descoberto foi datado a 9000 A.C.  Os armenios são uma raça indo-européia. A arca de Noé aterrou no monte Ararat, território originalmente armênio. O nome armeniano original para o país era Hayastan, , traduzido como a terra de Haik, e  consistindo em Haik (descendente de Noé) e no sufixo persa ' - stan ' (terra). De acordo com a lenda, Haik era um descendente (filho de Togarmah, que era  filho de Gomer, que era  filho do filho de Noé, Yafet), e de acordo com a tradição cristã, um ascendente de todos os armenianos. O nome de Hayastan foi dado a Armênia conhecida pelos estados circunvizinhos, porque era o nome da tribo  mais forte que viveu nas terras dos armenianos históricos, que se chamaram Armens. Nome  derivado  de Armenak ou Aram (descendente de Haik).Alguns estudiosos consideram a Armênia o berço da civilização: diz a tradição, ali seria o local do Jardim do Éden. A Bíblia localiza esse paraíso terreno entre os rios Eufrates e Tigres, que, à época, faziam parte do território armênio.
Segundo o Gênesis, o dilúvio bíblico teria ocorrido nessa região e, reza a lenda contada pelo arcebispo Datev Karibian, da Igreja Apostólica da Armênia do Brasil, que a Arca de Noé teria encalhado no monte Ararat quando as águas baixaram.
Assim, apesar de hoje ficar dentro das fronteiras turcas, o monte Ararat é um símbolo nacional. Ponto alto, com 5.137 m, é visível de vários pontos, inclusive da capital, Ierevan. Retratado por fotógrafos, pintores, escritores e poetas, o marco geográfico é também conhecido como "Massis", que significa "A Mãe do Mundo".


A antiga ARMÊNIA  situava-se no sudoeste da Mesopotâmia,e era um poderoso reino que dominou toda a região,o reino de Mitanni,cujos habitantes eram os hurritas . Eles falavam uma  língua que foi a origem do Sânscrito e das línguas indo- européias.
O reino de Mitanni manteve relações diplomáticas com o Egito  durante longos  anos e até descobriu-se que várias princesas mitanianas foram enviadas ao Egito para fazerem parte da corte real e  casarem  com nobres egípcios ,como a formosa Nefertiti casada com Amenófis IV. Sabemos que Thutmosis IV, provavelmente, casou-se com Mutemwiya, mãe de seu herdeiro Amenhotep III. Alguns estudiosos acham que essa esposa pode ter sido filha do rei Artatama de Mitani .
Sabemos,também de Kyia,e existem várias hipoteses sobre quem seria e de onde viria Kiya.
A hipótese mais provável era que ela era de Mittani, reino da Mesopotâmia   aliado do Egito. Era uma princesa e foi enviada para o país para se casar com Amenhotep III, que já era casado com a tia da jovem, Gilukhepa. Seu nome era na verdade Tadukhepa, mas acabou sendo chamada de Kiya (que apesar de não ser um nome egípcio, tem um significado egípcio de "jovial"). 

Segundo penso, os ciganos podem ter se originado destas terras montanhosas situadas entre os rios Tigre e Eufrates,na  Mesopotâmia,daí as raízes sânscritas do romani e algumas palavras provenientes do aramaico antigo,idioma também falado nessas regiões e,esta origem poderia também explicar ,sua ligação com o Egito(gypsies).
Quero deixar claro,que tudo são hipóteses e teorias,que poderão ser provadas ou não no futuro por  pesquisas antropológicas , arqueológicas e linguísticas.


Outra teoria,segundo  Sandor Avhrahan(site Imninalu) é de que os rons seriam descendentes de uma das tribos perdidas de Judá,portanto seriam  israelitas...Deste assunto iremos tratar mais adiante! 






A BELA QUE VEIO DE LONGE...SIGNIFICADO                                                         DO NOME NEFERTITI... 


OS HURRITAS DE MITANNI


Os hurritas eram um povo da Mesopotâmia, vivendo no extremo norte da região, entre os Montes Urais e o lago Vam .
Consta que em sua origem eram um povo  indo-ariano , procedente do Cáucaso Ocidental. Teriam migrado para o ocidente juntamente com os cassitas e se estabeleceram no Mitani, formando na região um poderoso Estado  denominado reino do Mitanni. Por isso, os hurritas foram denominados mitanitas pelos historiadores, justamente por terem elevado a região ao destaque político mundial da época.





Extraído de==Wikipédia e vários sites de pesquisa histórica da Internet.

Um comentário:

  1. Outra teoria,segundo Sandor Avhrahan(site Imninalu) é de que os rons seriam descendentes de uma das tribos perdidas de Judá,portanto seriam israelitas...Deste assunto iremos tratar mais adiante!

    que assim seja,

    amam
    develesa

    ResponderExcluir