"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


domingo, 15 de janeiro de 2012

VAMOS CONHECER UMA TEORIA ALTERNATIVA SOBRE A ORIGEM DOS CIGANOS?









SERÃO OS RONS(CIGANOS) DESCENDENTES DOS ISRAELITAS?
FARIAM PARTE DE UMA DAS 10 TRIBOS DE JUDÁ  PERDIDAS?(Parte I)


Segundo parece, e as evidencias apontam , o sânscrito   não surgiu na Índia,mas muitos séculos antes,na região de Mitanni*,e era a língua usada pelos povos hurritas,habitantes desta região.O idioma oral dos ciganos,o romani pode bem ser originário da  Mesopotâmia, onde viviam muitos povos diferentes,inclusive os semitas(hurritas,hititas,israelitas,arameus,etc.).
Existem no Romani palavras originarias do aramaico, língua falada entre os povos  semitas e  ancestral do alfabeto árabe e do hebraico moderno. Foi a língua administrativa e religiosa de diversos impérios da Antiguidade, além de ser o idioma original de muitas partes dos livros bíblicos de Daniel e Esdras, assim como do Talmude.
O aramaico(uma língua semita)foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.
Isto vem se ligar ao que afirma o pesquisador  Sandor Avhram:¨É certo que o idioma romaní se formou inicialmente em um contexto indo-europeu, porém as mesmas palavras "indianas" são comuns a outros idiomas que existiram fora do sub-continente, quer dizer, na Mesopotâmia. As línguas hurríticas constituem a base mais verdadeira e possível, da qual todas as línguas indianas surgiram (basta analisar os documentos do reino de Mitanni para compreender que o sânscrito nasceu nessa região). As línguas de raiz sânscrita já se falavam em uma vasta área do Oriente Médio, incluindo Canaã: os horeus da Bíblia (hurritas da história) habitavam no Negev, os jebuseus e heveus, duas tribos hurritas, na Judéia e Galiléia. Os norte-israelitas foram inicialmente estabelecidos pelos assírios em "Hala, Havur, Gozán e nas cidades dos medos (Pérsia)" (II Reis,17:6) - esta é exatamente a terra dos hurritas. Depois da queda de Nínive sob a Babilônia, a maioria dos hurritas e parte dos norte-israelitas em exílio emigraram para leste e fundaram o reino de Khwarezm (Jorazmia), desde o qual sucessivamente colonizaram o vale do Indo e o alto vale do Ganges. É interessante notar que algumas palavras da língua romaní pertencem ao hebreu ou arameu antigos, palavras que não poderiam ter sido adquiridas num período mais tardio em sua passagem através do Oriente Médio em direção à Europa oriental, senão somente numa época muito anterior da história, antes de sua chegada à India. 
Este pesquisador fundamenta suas teorias(alem da linguagem) nos usos e costumes dos ciganos(Rons),que mais se parecem aos costumes hebraicos do que aos dos indianos. A saber...
1)      As crenças religiosas=Monoteísmo( deus único).Estas crenças estão mescladas com certas características do Zoroastrismo, o culto ao fogo,porque este culto da Pérsia foi,com certeza,adquirido pelos ciganos  quando lá estiveram por muitos séculos.
2)      Um mundo espiritual,onde há espíritos puros e impuros.
3)      Luta permanente entre o Bem e o Mal.(Devel-Beng)
4)      A morte como uma passagem ao reino espiritual,onde o espírito do morto é impuro
em sua viagem.Também são impuros seus parentes e seus bens materiais , durante o período do  luto.
5)      A noção de marimê o que é impuro,ou que está sujeito às impurezas e o vuzhô(puro).Na crença hebraica existe o “kosher”,com o significado contrário ao impuro,ou seja ritualmente puro.
6)    Semelhanças  no  Ritual do casamento  e a prova da virgindade.
7)      A Kris Romani e  as regras da Torah.
8)      A musicalidade dos ciganos e judeus.Assim como os rons os judeus têm grande talento para a música.                                                                                                  Os ciganos preferem a música do Oriente Médio à da Índia.As mulheres ciganas tem um tom mais grave de voz,enquanto as indianas têm a voz  mais aguda,mais alta.(As vezes cantam como meninas em sua infância...) 
9)A habilidade para o comércio. (E, eu diria que também (10)para a ourivesaria. O trabalho artesanal dos metais como ouro,prata e cobre,eram já conhecidos na Mesopotâmia e Egito ,e exercido pelos egípcios e povos semitas ha mais de 3000 anos atrás.) 


Uma das fontes desta teoria é o site abaixo onde encontramos a citação de  vários autores: http://www.imninalu.net/Carmen.htm





Como toda teoria esta poderá ou não ser comprovada ao longo do tempo,por pesquisas e estudos de antropologia,arqueologia e linguística.Vamos aguardar que a Ciência dê o seu aval de certeza através de seus estudos.Enquanto isso,cabe-nos aceitá-la sem preconceitos ,dando-lhe um lugar em nosso coração,assim como fizemos com a teoria das origens indianas,pois apenas o tempo e as pesquisas poderão confirmá-la.
Não encontrei na Web outros sites onde apareçam variadas outras fontes para pesquisa sobre as origens israelitas do povo cigano,principalmente sobre a teoria de serem os ciganos remanescentes de uma das dez tribos perdidas de Israel. Existe,sim na Internet uma repetição invariável das mesmas fontes,das mesmas citações que afirmam  a origem indiana.                                               Para mim,esta teoria das origens semíticas dos rons,pareceu-me ser bastante coerente com o fato de haver uma  origem semítica na língua romani,com algumas  palavras  originadas do arameu e hebraico antigose também pelos vários costumes semelhantes aos costumes israelitas. 



Para finalizar,por enquanto este assunto tão interessante(com certeza retornaremos a ele!),recordemos os versos de um poema de Zurca Sbano:


A ROMÁ.




Üm dia lá no Oriente
de  onde tudo começa,
partiu meu povo contente
caminhando sem ter pressa.


Quando partiu?...Ninguém sabe.
Por que partiu?...Ninguém diz.
Partiu...quando deu vontade.
Por que partiu?...Porque quis.




Então,aqui aparecemos
sem nunca saber quem fomos.
Nosso passado esquecemos,
Só interessa o que somos.(...)




TRECHO EXTRAÍDO DO LIVRO DE CRISTINA COSTA PEREIRA" OS CIGANOS AINDA ESTÃO NA ESTRADA"-Editora Rocco/2009.-pgs. 126-127.


Outra Fonte:Site http://www.imninalu.net/ 


Uma curiosidade : IM NIN'ALU (o nome do site e o nome de uma canção judaica também) É O NOME DE UM POEMA HEBRAICO:Se as Portas Cerrarem (Im nin’alu)

"Se as portas dos generosos se cerrarem,
as portas das Alturas nunca se trancam.
O Criador reina supremo sobre querubins.
No seu espírito, todos serão elevados."

Im nin’alu é um dos muitos poemas religiosos judaicos (piyyutim) escritos no século XVII por Shalom Shabazi (1619-1689),   um tecelão poeta, natural do Yémen.








Nenhum comentário:

Postar um comentário