"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TURQUIA...


Turkey (orthographic projection).svg

A Turquia (em turcoTürkiye), cujo nome oficial é República da Turquia(Türkiye Cumhuriyeti), é um país euro-asiático que ocupa toda a península daAnatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Armênia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O Mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.
Os turcos começaram a migrar para a área que é atualmente a Turquia ("terra dos turcos") no século XI. O processo foi acelerado pela vitória do Império Seljúcida sobre o Império Bizantino, naBatalha de Manziquerta. Os turcos seljúcidas constituíram um poderoso reino na Anatólia nos 150 anos seguintes, o Sultanato de Rum, que governou grande parte da Anatólia até às invasões mongóis, em meados doséculo XIII. A decadência do sultanatoseljúcida deu origem à independência e expansão política e militar de uma série de beilhiques (principados muçulmanos), entre eles o dos otomanos, que viriam a absorver os restantes beilhiques e a criar o Império Otomano, que no seu auge, nos séculos XVI e XVII, se estendia desde o Sudeste da Europa ao Sudoeste da Ásia e Norte da África. Após o Império Otomano ter entrado em colapso, na sequência da derrota na Primeira Guerra Mundial, os seus territórios foram ocupados pelos aliados vitoriosos. Um grupo de jovens oficiais militares, liderados por Mustafa Kemal, organizou uma resistência contra os Aliados, e em 1923 estabeleceu a moderna República da Turquia, com Kemal Atatürk como seu primeiro presidente.
A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geo estrategicamente  importante.9 10 A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.11
A Turquia é uma república constitucional democráticasecular e unitária, com uma antiga herança cultural. O país tem relações estreitas com o Ocidente, nomeadamente através da sua presença em organizações como o Conselho da EuropaOTANOCDEOSCE e G20. A Turquia iniciou as negociações de adesão plena à União Europeia em 2005, da qual é membro associado desde 1963 e com a qual tem um acordo de união aduaneira desde 1995. O país também tem fomentado estreitas relações culturais, políticas, econômicas e industriais com o Médio Oriente, com os estados turcos da Ásia Central e com os países africanos através da participação em organizações como a Organização da Conferência Islâmica e a Organização de Cooperação Econômica. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.
Bandeira da Turquia

A Mesquita Azul




Basílica de Santa Sofia – Construção do século VI





CIGANOS NA TURQUIA

ROMA MUZIKA ANDO Türkiye
Seja devido a uma presença histórica mais consolidada, seja devido à proximidade em relação aos países amplamente habitados por romas no leste Europeu (no período de domínio fascista na Europa, por exemplo, muitos romas migraram para a Turquia), quando tratamos da músicaromani da Turquia já podemos ouvir claramente os gestos e características que tornaram a tradição musical roma conhecida.
Nas companhias de música cigana turca é possível ouvir, dentro do rico contexto da música tradicional local – lançando mão, por exemplo, de instrumentos como o oud (o alaúde) ou okanun (espécie de zítara – “harpa” que é dedilhada na horizontal) e o derbak (instrumento de percussão) – a mesma estrutura da música roma do leste europeu. Ouvimos aqui, afinal, companhias cujos músicos se revezam em longos e virtuosos solos; ouvimos linhas melódicas que se estendem indefinidamente; ouvimos, aqui também, a mesma “livre conversa musical” que fez famoso tanto o jazz quanto a música roma do leste europeu.