"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os ciganos do deserto de Thar...










KALBELIA, A DANÇA DOS CIGANOS DO DESERTO DO THAR

kalbelia dancer | vestido kalbelia
A dança kalbelia  é realizada por mulheres. Essas dançarinas usam trajes tradicionais da  tribo. Na parte superior do corpo, as dançarinas usam Angrakhi. Na cabeça, as dançarinas usam  Odhani. Elas vestem uma saia longa na parte inferior do corpo que tem uma circunferência de largura. Esta saia longa de dançarinas Kalbelia é chamada Lehanga ou Ghagra. Este vestido é essencialmente  na cor preta com  cadarços vermelhos decorativos. Bordados com fios de prata em vários padrões sobre o vestido preto se assemelha a uma cobra preta com manchas brancas ou listras brancas. Trabalhos com pequenos  espelhos sobre os vestidos de dançarinas Kalbelia também são encontrados muitas vezes. As dançarinas Kalbelia  usam grande quantidade de jóias tradicionais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------O deserto do Thar estende-se pelo território da Índia e Paquistão. A poucos quilómetros da fronteira entre estes dois países e depois de termos saído há algumas horas de Jaisalmer no Rajastão, começam as maiores dunas do deserto. Bem perto está a fronteira com o Paquistão, mas devido ao conflito entre estes dois países não e possível atravessar aqui a fronteira.
No deserto do Thar podemos apreciar uma das mais sensuais danças do Rajastão.
Kalbelia é o nome desta forma de dança representada pela tribo cigana com o mesmo nome. Estas danças são parte integral da cultura desta comunidade.
A principal ocupação desta tribo era no passado a captura e comercialização de cobras e do seu veneno. Numa representação da sua rotina diária estas danças assimilaram os movimentos deste animal. Esta tribo, seguidora da religião hindu, é também conhecida como Sapera ou Jogira. O maior número desta população pode ser encontrado nos distritos indianos de Pali, seguido de Ajmer, Chittorgarh e Udaipur. 
Os ciganos ou Romani, também conhecidos como Rhons, são um grupo étnico da Europa, cujas raízes vêm da Índia. Evidências genéticas e a linguística, são fortes indicadores de que os Roma teriam vindo no século 11 do subcontinente indiano. Uma das teorias acerca das suas origens, indica que teriam vindo do Rajastão e migrado depois para o Punjab por volta do ano 250 a.C. Nessa altura a interacção com os Rajputs e com os Jats terá sido muito intensa. A sua migração para o Ocidente terá acontecido entre os anos 500 d.C. a 1000 d.C.








EXTRAÍDO DE :                                                                                                                 http://www.radiomonsanto.pt/mobile/detalhe-noticia.php?id=328


Nenhum comentário:

Postar um comentário